sexta-feira, 2 de novembro de 2007

A Reforma de Bolonha

A FEUC decidiu que apenas avançaria para a aplicação da “Reforma de Bolonha” no ano lectivo de 2007/08. A aplicação dos princípios de Bolonha ao nível do 1º Ciclo (Licenciatura) deve levar a uma alteração das práticas pedagógicas a que estamos habituados. A responsabilidade de leccionação, de aprendizagem, de aquisição autónoma de conhecimentos e de acompanhamento dos estudantes têm de ser profundamente alteradas.
Adaptar currículos, cortando semestres, e declarar que já se aplica “Bolonha", pode fazer-se sem grande esforço. No entanto, a desejada “Reforma de Bolonha” exige reflexão. A criação de um novo ideal de Licenciatura deve partir da identificação das competências desejadas para o novo Licenciado. Estas competências devem permitir-lhe saídas profissionais ou a prossecução de estudos mais avançados, os do chamado 2º Ciclo e, depois, do 3º Ciclo. A FEUC optou pela solução mais exigente, mas mais consequente com as suas responsabilidades de ensino e investigação, como instituição internacional de mérito reconhecido.
A Licenciatura de Economia terá 3 anos no ano lectivo 2007/08. Após os 3 anos de Licenciatura, todos os estudantes Licenciados
poderão fazer um (Mestrado) de 3 semestres lectivos. O (Doutoramento) terá a duração de 7 semestres lectivos. Poderão ainda fazer um curso de 1 ano (4º ano) de 2º Ciclo3º Ciclo“estudos avançados” (1º ano do 2º Ciclo). Para inscrição como economista a Ordem dos Economistas exige 4 anos de ensino.
Os 3 anos do 1º Ciclo e o 1º ano do 2ºCiclo terão as propinas que forem fixadas de acordo com a Lei geral
.

Sem comentários: